VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL AMAPAENSE: Uma análise sobre o Centro de Valorização da Educação (CVEDUC)
Política de Valorização dos profissionais da educação. Formação Continuada. CVEDUC. Secretaria de Estado da Educação.
Esta pesquisa objetivou analisar o Centro de Valorização da Educação (CVEDUC) enquanto Política de Valorização dos profissionais da educação da rede estadual amapaense. As questões que nortearam o estudo foram: a) Qual a motivação e fundamentação sobre a implantação do CVEDUC no contexto de uma Política de Valorização educacional? b) Qual a inter-relação instituída entre Valorização dos profissionais da educação e Formação Continuada e, como estas são desenvolvidas no CVEDUC? c) Há valorização no processo de formação continuada disponibilizado aos profissionais da educação? Apresentou-se como objetivos específicos: 1-. Compreender a conjuntura e perspectivas da Valorização dos profissionais da educação, em âmbito nacional e estadual, em um cenário global de transformações socioeconômicas e ingerências privatistas na educação; 2- Discutir a Formação Continuada como dimensão da política de valorização dos profissionais da educação e as tendências identificadas nacionalmente e no estado do Amapá; 3- Analisar o processo de criação, materialidade e ações desenvolvidas no CVEDUC a fim de evidenciar se a instituição, em sua essência, valoriza os profissionais da educação amapaense. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, cuja perspectiva teórico-metodológica compreende que a investigação de qualquer fenômeno constituído em uma sociedade estruturalmente antagônica deve considerar suas relações históricas e conjunturais. Inicialmente os procedimentos ocorreram por meio de consulta bibliográfica. Também se efetuou a análise documental a fim de subsidiar o conhecimento material e formal do objeto investigado. Por fim, realizou-se a Pesquisa de Campo mediante entrevista semiestruturada não diretiva, com os seguintes sujeitos: Coordenadoria de Recursos Humanos – CRH/SEED (CVEDUC), Gerência do Núcleo de Formação Continuada (NUFOC/SEED), Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais (SAPE/SEED), Representante da Direção do Sindicato dos Profissionais da Educação do Amapá (SINSEPEAP) e 10 profissionais da educação. As categorias analíticas selecionadas foram: Valorização dos profissionais da educação, Formação Continuada, Gestão por resultados e Relação Público-Privada. Como perspectiva teórico-analítica adotada optou-se pela Análise Crítica do Discurso (ACD) apoiada em Fairclough (2001, 2005). Ao considerar os discursos contraditórios em torno de uma Valorização integral e humana, no que tange ao CVEDUC sobressaíram as dimensões Formação continuada e Saúde mental como focos de sua atuação, predominando uma perspectiva limitada de valorização. Assim, depreendeu-se que o Centro tem valorizado parcialmente os profissionais da educação amapaense e que este foi desde o princípio projetado para, estrategicamente, “impactar” na aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, melhorar os índices educacionais do estado, configurando-se como uma Política de Valorização voltada para resultados. De forma geral, identificou-se relativo antagonismo nos discursos entre os Representantes Institucionais e os Profissionais da educação, assim como, entre a própria categoria. Evidenciou-se que os Representantes Institucionais possuem uma linguagem e visão de mundo comum ao grupo a que pertencem, com predominância de termos que configuram o ideário privatista de um projeto hegemônico de educação. Já os discursos dos Profissionais da educação sinalizaram relativa variação nas concepções: 40% demonstraram alinhamento à lógica neoliberal dominante e 60% evidenciaram leitura crítica sobre a realidade vivenciada contemporaneamente no ensino público. Isto significa que embora o processo de conformação dos profissionais da educação esteja cada vez mais acentuado e fortalecido nas ações e programas educacionais, a consciência da classe ainda resiste no cenário amapaense.