OLÉLÉ, MOLIBA MAKASI: COLONIALIDADE DO SABER/OUVIR E ADESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA - MACAPÁ/AP
Colonialidade. Decolonialidade. Música. Ensino de Música. Interculturalidade.
Esta pesquisa busca desvelar como se manifesta a decolonialidade e a colonialidade em um Curso de Licenciatura em Música no Estado do Amapá. Metodologicamente, a investigação conta com abordagem qualitativa e será viabilizada pela análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, pela observação participante das práticas pedagógicas desenvolvidas em seu interior e pela realização de entrevistas semiestruturadas com os discentes do curso. A análise dos dados se dará através da Análise de Conteúdo. O trabalho se fundamenta na produção intelectual da Rede Modernidade/Colonialidade. Debatemos como o colonialismo europeu iniciado no século XVI inaugurou um padrão de poder que perdura até os dias atuais, a colonialidade, que cria hierarquias políticas, raciais, culturais, econômicas, sexuais e epistêmicas (Quijano, 2005). Esse fenômeno alcançou a produção musical e o seu ensino (Queiroz, 2017). Nos interessa compreender como ele se manifesta no território amapaense, bem como analisar possíveis iniciativas de sua superação.