PROCESSOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAPÁ - (2015-2019): participação social
Palavras-chave: Participação Social. Processos de monitoramento e avaliação. Plano Estadual de Educação
O presente estudo busca compreender a configuração da participação social nos processos de monitoramento e avaliação expressa no PEE/AP e no Relatório Bienal (2018-2019) do monitoramento do PEE para analisar como o planejamento da política estadual de educação do Amapá articula a participação social nesses processos, teve base de investigação as instâncias: SEED/AP e FEE/AP, incumbidas desses processos, com vistas à efetivação das metas do PEE/AP. Os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa, pauta-se na aproximação com o Materialismo Histórico Dialético, buscando desvelar a participação social nas contradições da política pública de educação brasileira, para entender como o Estado intervém nos processos de monitoramento e avaliação, considerando que esses processos se constituem do envolvimento dos atores sociais em diferentes realidades e impactam os resultados da política de educação. Para a investigação empírica dos dados, adotou-se como técnica o estudo de caso, visando propiciar a delimitação da problemática com clareza, possibilitando a partir da compilação da análise dos documentos e das entrevistas semiestruturadas, a busca circunstanciada de informações. A interpretação dos foram examinados mediante a análise do conteúdo. Desta forma, foram aferidos os resultados almejados na totalidade das discussões vislumbrando a compreensão do que remete ao significado da participação social nos processos de monitoramento e avaliação, bem como explicitando o que resultam desses processos para efetivação da política estadual de educação do Amapá.