PERSPECTIVAS DE ENFRENTAMENTO À LGBTQIA+FOBIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR
Diversidade sexual; Formação de Professores; Enfrentamento;LGBTQIA+fobia.
Este estudo traz como objetivo principal compreender como o debate Pedagógico da Diversidade Sexual é abordado no curso de Licenciatura em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores/as da Educação Básica - PARFOR na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Levando-se em consideração a experiência que os egressos desta modalidade possuem na educação básica, emerge a seguinte problemática de pesquisa: como a formação proporcionada pelo PARFOR contribuiu para que os egressos do curso de Pedagogia compreendessem a temática da diversidade sexual e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação? O caminho metodológico está pautado em dois momentos: um de cunho bibliográfico, para oferecer suporte aos direcionamentos do esboço analítico, levando em consideração a análise de documentos oficiais como o PPC do curso de Pedagogia da Modalidade PARFOR, e outro de cunho empírico, firmado sob a perspectiva da pesquisa qualitativa, realizada na etapa de pesquisa de campo, através da coleta de narrativas a egressos do curso e da IES investigada. O intuito foi verificar, através das suas narrativas, suas perspectivas em relação à temática da diversidade sexual e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia. Para a análise das entrevistas, esta pesquisa fundamentou-se no campo do Materialismo Histórico Dialético, que proporcionou uma análise crítica sobre o processo social e o processo de conhecimento expresso na linguagem dos/as entrevistados/as, na tentativa de compreender como estes se percebem e fazem parte do enfrentamento à LGBTQIA+fobia na educação amapaense.