A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E O “NOVO” PERFIL DOCENTE NO BRASIL: análise dos tensionamentos em torno da BNC-Formação
BNC-Formação. Currículo. Formação.
O trabalho tem como finalidade analisar as implicações da implantação da Base Nacional de Formação de Professores- BNC-Formação. Buscamos analisar o que dizem as cartas de repúdio produzidas por entidades educacionais brasileiras sobre a criação diante do “novo perfil” dos docentes por meio da BNC-Formação. A metodologia utilizada neste trabalho foi a análise documental, fundamentada no método dialético e análise do discurso. Para a fundamentação da discursão deste trabalho utilizamos autores com: Avelar (2019), Harvey (2005), Laval (2018), Shiroma e Evangelista (2007), (2014) dentre outros autores que discutem a política educacional, a formação de professores e o currículo. De acordo com a pesquisa percebemos que as mudanças impostas pela BNC-Formação nos traz uma grande limitação para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, colaborando assim para uma formação mecanizada para atender o capital, cabe uma prática libertadora que emancipe e que não colabore para o esvaziamento do pensamento crítico em nossa sociedade, haja vista que a BNC-Formação faz parte de uma limitação macro da BNCC empregada nos currículos da educação básica, bem como a necessidade de ampliação de debate sobre as políticas públicas.