A BNCC DO ENSINO MÉDIO (BNCC/EM) E A FORMAÇÃO HUMANA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: AS CONCEPÇÕES DE EDUCADORES E ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE SERRA DO NAVIO-AP
BNCC. Currículo. Formação humana. Educação e Diversidade Sociocultural. Amazônia Amapaense
O objetivo geral desta dissertação de mestrado é investigar os aspectos da formação de jovens na Amazônia Amapaense em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e compreender as disputas pelo poder em torno da educação, discurso ideológico e ação econômica dos grupos hegemônicos que influenciam as políticas educacionais e sociais. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e envolve um estudo de campo com docentes do ensino médio da rede pública de ensino, para tratar de suas percepções quanto às mudanças curriculares relacionadas à implementação da BNCC-EM na Amazônia Amapaense, especificamente no município de Serra do Navio. Os principais autores abordados na discussão teórica incluem Rocha & Tosta, Geertz, Evangelista, Hage, Freire, Cunha, Meszáros, Laval, Michael Apple entre outros. O método e os procedimentos metodológicos utilizados são centrados no Materialismo Histórico Dialético envolvendo, as categorias totalidade, contradição e mediação, e ainda utiliza-se da análise do discurso para o tratamento dos achados da pesquisa. A análise é realizada por meio da investigação das críticas à BNCC-EM, das reformas educacionais e das mudanças no currículo do ensino médio. Os possíveis resultados esperados incluem a compreensão das influências econômicas e políticas na implementação da BNCC-EM, a identificação das desigualdades sociais resultantes das reformas educacionais e a contribuição para o debate crítico sobre o novo modelo formativo e seus impactos na educação dos jovens, especialmente nas regiões periféricas. Essa pesquisa busca contribuir para a comunidade científica ao promover o debate crítico sobre as políticas educacionais, as desigualdades sociais e a diversidade cultural na Amazônia Amapaense, bem como em analisar os efeitos da implementação da BNCC-EM no contexto regional no Município de Serra do Navio-AP. Os resultados podem fornecer subsídios para repensar e propor mudanças nas políticas e práticas educacionais visando uma formação mais integral e adequada às especificidades da região amazônica.