A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO (BNCC/EM) e o REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE (RCA/EM): Implicações no trabalho docente, na percepção de docentes de Biologia
Políticas Educacionais. BNCC/EM. RCA/EM. Ensino de Biologia e o Ensino Médio. Trabalho Docente.
Este trabalho teve como objetivo analisar a compreensão de professores de Biologia do município de Macapá sobre as implicações da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC/EM) e do Referencial Curricular Amapaense do Ensino Médio (RCA/EM) para o trabalho docente, na rede pública de ensino. Trata-se, portanto, de refletir sobre as reformas educacionais curriculares (BNCC) e suas implicações no trabalho docente a partir da visão de mundo regida pela divisão de classes e a hegemonia dominante sob o olhar de docentes da rede pública de ensino. Tomamos como método o materialismo histórico-dialético, assim como nos posicionamos criticamente às reformas educacionais brasileiras nesta sociedade burguesa, em especial, à BNCC. O método utilizado nos desafia a buscar o movimento que faz no abstrato, revelando o movimento do real através da história (KOSIK, 1976). Com uma abordagem qualitativa, fizemos uma pesquisa de campo em oito escolas no município de Macapá com a perspectiva de entrevistar oito professores do curso de Biologia do Ensino médio, utilizando um roteiro de entrevistas semiestruturadas para coletar as informações empíricas. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos para subsidiar nossa discussão e reconstruindo assim as múltiplas determinações que buscamos nesta pesquisa, autores como Antunes (2018), Carnoy (1987), Gentili (1998), Gentilli e Silva (2015), Frigotto (2012), Harvey (2005), Laval (2019), Malanchen (2016; 2020), Saviani (2007; 2019), Evangelista (2013) e outros. Como resultados observamos que os professores perceberam alterações significativas no currículo escolar para o ensino de biologia, e destacaram a retirada de conteúdos, os quais consideravam relevantes para a formação do aluno, bem como atribuem às mudanças ocorridas uma sobrecarga na execução das múltiplas tarefas que permeiam as novas disciplinas como eletivas e projetos de vida, os retirando da sua formação da área de Biologia para ministrar conteúdos de outras áreas do conhecimento. Com a pesquisa, esperamos contribuir com a comunidade científica na construção de reflexões que oportunizem uma visão crítica sobre a política implementada e buscar caminhos para resistir aos impactos negativos da BNCC e discutir os desafios apresentados pela normativa instituída.