TRABALHO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA DE COVID-19: O debate e a produção de normativas educacionais em Portel-PA (2020-2022)
Trabalho docente; COVID-19; Normativas Educacionais; Sistema Municipal de Ensino de Portel-PA (SMEP); Educação Básica.
A pesquisa tem como temática o trabalho docente e objetiva analisar - a partir do Materialismo Histórico e Dialético (MHD) - o debate ocorrido e as normativas educacionais direcionadas ao labor de professoras e de professores da Educação Básica em meio a pandemia de Covid-19 no Sistema Municipal de Ensino de Portel-PA (SMEP) entre os anos de 2020 a 2022. Para tanto, o estudo se dará em torno do seguinte problema de pesquisa: como se constituiu o debate em torno do trabalho docente no Município de Portel, no contexto de pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022? A partir desta indagação outras questões orientadoras são necessárias, a saber: Quais as entidades sociais e governamentais representativas tiveram vez e voz nos debates? Quais foram os principais interesses/instrumentos orientadores do debate? Quais foram os principais pontos divergentes e convergentes do debate sobre o trabalho docente? Quais normativas foram constituídas e quais as orientações ao trabalho docente foram consolidadas? A forma de abordagem será a pesquisa qualitativa, com uso do aporte da pesquisa documental e da análise de conteúdo. Como resultado preliminar, a pesquisa tem mostrado que o debate em torno do trabalho docente na pandemia tem se pautado em interesses econômicos da classe dominante, que tem na figura do Estado seu principal aliado. Em outras palavras, o Estado tem por meio da produção e implementação das políticas educacionais direcionadas ao trabalho docente contribuído para reforçar a precarização de seu trabalho, intensificar sua atuação laboral e provocar adoecimentos em professoras e em professores da Educação Básica, especialmente, no contexto de pandemia de Covid-19.