O SENTIDO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR POR DENTRO DO SISTEMA ARCU-SUL DO MERCOSUL EDUCATIVO: O QUE REVELAM AS DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO?
Educação Superior; Internacionalização; Sistema ARCU-SUL; Mercosul Educativo; Diretrizes de Avaliação.
Este projeto de pesquisa aborda o sentido da internacionalização da Educação Superior por dentro do Sistema ARCU-SUL do MERCOSUL EDUCATIVO. Busca-se compreender o que revelam as diretrizes de avaliação, no sentido de responder a questão norteadora central de como os processos de avaliação instituídos pelo Sistema ARCU-SUL se articulam com vistas às políticas de internacionalização por dentro do sistema. Como objetivo geral busca-se analisar o sentido da Internacionalização da Educação Superior no contexto do ARCU-SUL, do MERCOSUL Educativo, no período de 2014 a 2022. Como proposta metodológica, realizam-se apontamentos para análise documental, tendo como referência a Análise de Conteúdo. Adotaram-se autores como Santos (2010); MAUÉS, ANDRADE (2021); MOROSINI (2006); PERONI (2018), dentre outros.