MILITARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: A GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA/CÍVICO-MILITAR EM ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAPÁ (2017-2022)
Gestão compartilhada/cívico-militar. Militarização. Gestão Administrativa. Gestão didático-pedagógica
A gestão escolar compartilhada/cívico-militar vem adentrando, nos últimos anos, os espaços escolares brasileiros como um “novo” modelo de gestão ancorado em políticas educacionais de compartilhamento organizacional dos espaços pedagógico - administrativo entre civis e militares, que juntos se constituem como dirigentes de escolas públicas no Estado do Amapá. Considerando esse tempo histórico vivido, é nesta perspectiva que a pesquisa se ancora e se estrutura, com o seguinte problema: Como a gestão escolar compartilhada/cívico-militar vem sendo desenvolvida nas escolas públicas estaduais do Amapá, no tocante a organização administrativa e didático-pedagógica, a concepção de gestão escolar e a distribuição de poder entre gestão civil e militar? Quanto ao objetivo geral buscou-se analisar como se configura a organização administrativa e didático-pedagógica, a concepção de gestão escolar e a distribuição de poder em escolas de gestão escolar compartilhada/cívico-militar no Estado do Amapá no período de 2017-2022, subsidiado pelos seguintes objetivos específicos: a) Compreender como o papel da escola se expressa dentro das políticas de gestão escolar compartilhada, destacando suas concepções, bem como organizações; b) Evidenciar quais distribuições de poder está estabelecido nas propostas administrativa e didático-pedagógica na gestão escolar compartilhada/cívico militar; c) Identificar quais consensos, resistências, caminhos de rupturas advindos dos movimentos intra e extraescolar estão expressos em Atas, Notas Públicas, Carta Compromisso e Projeto Político Pedagógico no que tange a gestão escolar compartilhada/cívico-militar. Os caminhos teórico-metodológicos estão inspirados no Materialismo Histórico Dialético por compreender que a gestão escolar está envolta em aspectos históricos, sociais e culturais que emergem uma totalidade, contradição e mediação que necessitam ser desveladas. Para se chegar a um concreto pensado, foram elencados documentos sindicais, documentos oficiais, técnicos, sociais das 9 escolas de gestão escolar compartilhada/cívico-militar do Estado do Amapá, caracterizando-se assim, para o presente estudo, a pesquisa documental, com abordagem qualitativa. A técnica de análise das informações se definiu pela Análise do Discurso. Constatou-se a crescente influência que emanaram/emanam da nova direita brasileira e que tem chegado à escola pública como salvífica, que fez a militarização parecer aos olhos da sociedade civil como uma política da ordem e progresso que tem por finalidade consertar o que a esquerda destruiu. Toda essa política conseguiu adentrar em todo território nacional, contabilizando 373 escolas públicas com gestão escolar compartilhada/cívico-militar. A região Norte ocupa a segunda região com maior número de escolas, totalizando 96, colocando o Estado do Amapá na 6ª posição. No entanto, foram constatadas vozes contrárias a esse projeto, por meio da sociedade organizada, que ecoaram/ecoam na luta contra o autoritarismo e destruição dos princípios de uma educação emancipadora e humana.