A HISTÓRIA DA IDENTIDADE INFANTIL NO AMAPÁ: NARRATIVAS DE PROFESSORAS QUE ATUARAM NOS JARDINS DE INFÂNCIA NO PERÍODO TERRITÓRIAL DA DÉCADA DE 1970 (1972- 1980)
História; Educação; Práticas Pedagógicas
A temática da pesquisa versa sobre a história dos jardins de infância no contexto amapaense, tomando por recorte temporal o período de 1972 a 1980. Tem como questão investigava a seguinte pergunta: o que revelam as fontes documentais e as práticas pedagógicas das professoras, a partir de suas narrativas, sobre a indenidade dos jardins de infância na década de 1970, período territorial do Amapá? Como objetivo principal, busca compreender as concepções de infância, criança e educação, institucionalizadas no contexto territorial na década de 1970 que se concretizavam nas práticas pedagógicas cotidianas das professoras e nos documentos normativos e orientadores que definiam a identidade infantil dos jardins de infância do Amapá. Para tanto, o estudo tem por campo empírico o Jardim de Infância Meu Pé de Laranja Lima e o Jardim de Infância “O Pequeno Príncipe”, em Macapá e envolve 05 (cinco) professoras que desenvolveram suas atividades profissionais nessas instituições. Por base teórica, a pesquisa se respalda, dentre outros nos estudos Ariès (2018); Cambi (1999); Kramer (1992); Kohan (2003); Kuhlmann Jr. (2013; 2020; 2021); Oliveira (2019) e Rosemberg (1992; 2003). A abordagem metodológica se dá pelo caráter qualitativo, na qual a metodologia de pesquisa utilizada é a História Oral. Como instrumento para coleta de dados, estão sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas e fontes documentais, onde sua análise se dará à luz da abordagem hermenêutica-dialética. Espera-se que os resultados visibilizem as concepções de infância, criança e educação, institucionalizadas e presentes nos jardins de infância, no contexto amapaense da década de 1970.