A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O “NOVO” PERFIL DOCENTE NO BRASIL: análise dos tensionamentos em torno da BNC-FORMAÇÃO
BNC-Formação. Currículo. Formação.
O trabalho tem como finalidade analisar as implicações da implantação da Base Nacional de Formação de Professores- BNC-Formação. Buscamos analisar as limitações da formação ofertada, em contraposição da busca por uma educação que forme o homem omnilateral para sua formação humana emancipadora. A metodologia utilizada neste trabalho é a análise documental, fundamentado no materialismos histórico dialético e análise do discurso. Para a fundamentação da discursão deste trabalho utilizamos autores com: Avelar (2019), Harvey (2005), Laval (2018) ,Shiroma & Evangelista (2007), (2014) dentre outros autores que discutem a política educacional , a formação de professores e o currículo. Os resultados da pesquisa apontam para intenção da padronização do currículo dos cursos de graduação e principalmente de licenciatura, no traz uma grande limitação para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, colaborando assim para uma formação mecanizada para atender o capital, cabe uma prática libertadora que emancipe e que não colabore para o esvaziamento do pensamento critico em nossa sociedade, haja vista que a BNC-Formação faz parte de uma limitação macro da BNCC empregada nos currículos da educação básica, bem como a necessidade de ampliação de debate sobre as políticas públicas .