ENTRE O IDEÁRIO E A CRÍTICA IDENTITÁRIA : autoavaliação da práxis educativa de mulheres feministas atuantes em projetos sociais em Macapá, Amapá
Práxis educativa; autocritica feminista; críticas ao identitarismo.
A presente pesquisa tem como tema : autoavaliação do ideário feminista em contraste com as críticas identitárias e os posicionamentos neofacistas. O questionamento que norteia a pesquisa é : como mulheres feministas que atuam em inserções sociais distintas -movimentos sociais, ambientes eclesiais, associações e sala de aula- autoavaliam a sua práxis educativa em contextos das críticas direcionadas ao posicionamento identitário e as provocações do neofascismo? Tem como objetivo geral analisar a autoavaliação da práxis educativa elaborada por mulheres feministas atuantes em inserções sociais. Além dos objetivos específicos que visam expor e refletir sobre a conjuntura do feminismo no Brasil, a critica ao identitarismo e o neofacismo; descrever a construção do feminismo amapaense; contrastar em perspectiva hermenêutico-terapeutica o ideário feminista em relação a critica ao identitarismo e aos posicionamentos neofacistas e apontar as reformulações do ideário das feministas envolvidas na pesquisa a partir da práxis provocada nos exercícios de autoavaliação mediada pelo contraste de posicionamentos. O aporte teórico fundamenta-se na autocrítica feminista ( HOOKS,2018) , ( BUTLER, 2021), ( TIBURI,2018), e a prática educativa em movimentos sociais ( GOHN,2013) e (FREIRE,2018).Trata-se de pesquisa aplicada e caracteriza-se como pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, utilizará o método hermenêutico e seguirá os procedimentos metodológicos da formativapesquisa , utilizará a entrevista narrativa para coleta dos dados. Buscará atingir como resultado a produção de textos científicos relativos ao tema bem como proporcionar o protagonismo das colaboradoras permitindo debate e reflexão a partir de suas autoavaliações e participação em atividades programadas e previamente agendada como parte integrante dos procedimentos metodológicos.