PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PERDA VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Percepção docente. Inclusão. Perda visual. Prática pedagógica. Anos Iniciais.
Esta pesquisa apresenta como tema “Percepção de professores sobre a inclusão de alunos com perda visual no ensino fundamental anos iniciais”. Dentro deste contexto, a pesquisa ancorase no campo de discussão que trata da relação entre docência e seu papel na inclusão de aluno com deficiência visual. Trata-se de analisar a percepção que os professores do ensino comum têm de si enquanto sujeitos que podem contribuir com o processo de inclusão de alunos com deficiência visual no contexto da sala de aula e nas relações que elas estabelecem em seu cotidiano educacional. Nesse contexto, questiona-se: qual a percepção que o professor dos anos iniciais tem sobre a inclusão de aluno com perda visual na classe comum? Para responder essa indagação, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a percepção de professores dos anos iniciais sobre a inclusão de alunos com PV e como objetivos específicos averiguar a percepção de professor sobre o trabalho pedagógico; investigar se os professores possuem formação para atuar numa perspectiva inclusiva e identificar se as escolas estão organizadas em termos de recursos e serviços que favoreçam a inclusão do aluno com PV. A metodologia fundamenta-se no estudo de caso com abordagem qualitativa ancoradas em Gil (2002), Prodanov e Freitas (2013), Bogdan e Biklen (1994), Yin (2001 e 2015), entre outros. O lócus estabelecido para desenvolvimento da pesquisa serão três escolas públicas estaduais localizadas na capital Macapá, área urbana, no Estado do Amapá. Os participantes da pesquisa serão 10 professores de 8 turmas dos anos iniciais das referidas instituições. As principais técnicas e instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semiestruturada e a observação. Os dados resultantes desta investigação serão interpretados por meio da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (1977) respeitando-se os princípios éticos da pesquisa com base na resolução 466/2012-CNS/CONEP. Espera-se com esta pesquisa promover reflexões sobre o fazer pedagógico a partir da percepção docente sobre a inclusão de alunos com baixa visão ou cegos no ensino regular. Almeja-se ainda que os resultados deste estudo colaborem para a renovação das formas de pensar a prática pedagógica, contribuindo para tornar o ambiente escolar mais inclusivo.