A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL AMAPAENSE: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE EM ARTE NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP
Educação musical. Artes. Formação docente. Trabalho docente.
A presente pesquisaanalisa a implementação do ensino de música em escolas da rede de educação básica do Estado do Amapá, considerando as implicações para a formação e o trabalho docente, a partir de sua obrigatoriedade como componente do currículo escolar através da Lei N. 13.278/2016. A referida lei, altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, define a música como uma das linguagens no ensino de artes na educação básica. Metodologicamente, buscamos aproximação com o Materialismo Histórico Dialético, com coleta e tratamento de dados a partir de entrevista semiestruturada não-diretiva (THIOLLENT, 1987) e Análise de Conteúdo (FRANCO, 2005; BARDIN, 1977). QUEM FOI ENTREVISTADO? COMO SELECIONOU ESCOLAS E DOCENTES? Os dados iniciais revelam inexistência de disciplina específica sobre o ensino de música no currículo da formação inicial dos docentes de Arte, a ausência de oferta de formação continuada pelo Estado para a linguagem em questão. Esse processo acarreta em implicações para a atividade laboral dos docentes, além de impossibilitar a efetividade da implementação do ensino de música nas escolas pesquisadas.