O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO E AS IMPLICAÇÕES DA BNCC E DO RCA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO AMAPÁ
BNCC; ensino de biologia; ensino médio.
Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão dos professores de Biologia sobre o trabalho docente e suas implicações a partir da formulação da BNCC-EM e do RCA-EM e suas implementações na rede pública de ensino no município de Macapá. Trata-se, portanto, de refletir sobre as reformas educacionais curriculares (BNCC) e suas implicações no trabalho docente a partir da visão de mundo regida pela divisão de classes e a hegemonia nas mãos dos dominantes. Tomamos como método o materialismo histórico-dialético, assim como nos posicionamos criticamente às reformas educacionais brasileiras nesta sociedade burguesa, em especial, à BNCC. O método utilizado nos desafia a buscar o movimento que faz no abstrato, revelando o movimento do real através da história (KOSIK, 1976). Com uma abordagem qualitativa, faremos uma pesquisa de campo em quatro escolas no município de Macapá com a perspectiva de entrevistar oito professores do curso de Biologia do Ensino médio, utilizando um roteiro de entrevistas semiestruturadas para coletar as informações empíricas. Para o tratamento e análise dos dados, utilizaremos a análise do discurso fundamentada em Bakhtin, reconstruindo assim as múltiplas determinações que buscamos nesta pesquisa. O referencial teórico se ampara em Antunes (2018), Carnoy (1987), Gentili (1998), Gentilli e Silva (2015), Frigotto (2012), Harvey (2005), Laval (2019), Malanchen (2016; 2020), Saviani (2007; 2019), Evangelista (2013). Com a pesquisa, esperamos contribuir com a comunidade científica na construção de reflexões que oportunizem uma visão crítica sobre a política implementada e buscar caminhos para resistir aos impactos negativos da BNCC e/ou propor alterações que possam assegurar, de fato, os anseios da classe trabalhadora docente.