ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ, CAMPUS SANTANA-AP: concepções da Educação Física na formação dos sujeitos da classe trabalhadora.
Ensino Médio Integrado; Formação Profissional e Técnica; Educação Física; Política Educacional.
A presente dissertação tem por objetivo analisar quais as concepções que orientam o ensino da Educação Física no IFAP – Campus Santana, no contexto do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica. Consideramos uma importante reflexão olhar para as políticas educacionais no intuito de vê as suas interfaces na formação em nível médio integrada à educação profissional, que relaciona uma educação voltada para formação dos sujeitos da classe trabalhadora, com vistas a atender as expectativas do setor produtivo, dentro da proposta que a sociedade capitalista traz no modelo de formação, sob determinações históricas, o que repercute na concepção da Educação Física e no projeto de Educação. Nesse contexto, a pesquisa surge da indagação central que questiona: Quais concepções a Educação Física expressa no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica ofertada no IFAP – Campus Santana-AP? Nosso suporte teórico metodológico se alinha ao materialismo histórico histórico dialético, dado ao contexto no qual se insere as relações sociais estabelecidas para formação em nível médio integrada à educação profissional e técnica. Para cercar o objeto desta pesquisa, recorre-se aos procedimentos de pesquisa documental, onde serão analisados documentos produzidos no lócus de análise e coleta de dados, o IFAP – Campus Santana-AP. O que constituirá as bases de análise à pesquisa, no intuito de rastrear o caminho das políticas educacionais para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica, bem como buscar respostas para o problema de pesquisa. Para o tratamento e análise dos dados, adota-se a Análise de Conteúdos a partir dos elementos operacionais proposto por Bardin (2016).