EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Protocolo Comunitário do Beira Amazonas-AP/ Brasil
Educação Ambiental. Protocolo Comunitário. População amazônida ribeirinha.
Esta dissertação tem como objetivo compreender a Educação Ambiental na construção do protocolo comunitário. A área de estudo envolve o território do Beira Amazonas com abrangência nos municípios de Itaubal do Piririm e Macapá, estado do Amapá. A pesquisa se pauta num estudo de caso, com abordagem qualitativa. As etapas desse estudo consistiram em: 1) levantamento bibliográfico, 2) Autorização das comunidades para inserção nas ações do protocolo comunitário do Beira Amazonas; 3) Observação participante; 4) Grupo focal com o comitê gestor do protocolo e 5) Sistematização e análise dos dados. Os resultados mostram que a população que habita o território do Beira Amazonas, demonstraram no processo de construção do protocolo comunitário, preocupação em garantir a proteção dos recursos naturais às futuras gerações, possuem a clareza da relação ambiente x sociedade dentro dos princípios de uma ecologia integral, que vai além das ciências biológicas ou humanas, tendo como base as vivências construídas no cotidiano. A sustentabilidade é compreendida pelos comunitários do Beira Amazonas como as inter-relações estabelecidas no tempo/vivência, em que os diálogos de partilha de saberes entre os agentes internos e o fortalecimento das organizações comunitárias, são princípios fundamentais nas ações da sustentabilidade da vida e defesa do conhecimento tradicional. A Educação Ambiental está intrinsicamente relacionada ao processo de construção do protocolo comunitário, numa perspectiva de educação problematizadora e crítica.