REPRESENTAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O SINAES: O que revelam os estudos no Brasil? (2008-2018)
Educação Superior. Avaliação da Educação Superior. Regulação. Autonomia.
Este estudo situa-se na fronteira das tensões entre regulação e emancipação entendidas no debate geral das políticas de educação superior. Tem como objetivo analisar as representações epistemológicas existentes na produção do conhecimento acerca do SINAES. Optamos pela abordagem de pesquisa materialista-histórica, pois entendemos existir a necessidade da correlação do conhecimento empírico com as estruturas epistêmicas para que se confira consistência aos significados encontrados no desenvolvimento da investigação. Considera-se uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de pesquisa documental, foram analisados documentos que tratam da legislação acerca da política de avaliação da educação superior e a produção intelectual advinda dos programas de pós-graduação (teses e dissertações) das universidades situadas nas regiões Norte (UFPA), Centro-oeste (UnB), Sudeste (UNICAMP) e Sul (UFRGS), num recorte temporal de 2008 a 2018. A perspectiva metodológica baseou-se na metapesquisa. Como principal resultado destacamos: Os trabalhos analisados trazem apontamentos e contextualização da avaliação no cenário global e ideia de respeito ao pluralismo, a alteridade e as diferenças institucionais estão bastante presentes nas produções; as representações epistemológicas das produções analisadas revelam as incertezas diretivas que caracterizaram e ainda caracterizam a educação superior brasileira e da atual crise educacional contemporânea no contexto global; embora seja perceptível nas produções um conhecimento real acerca dos mecanismos de regulação e emancipação no contexto do SINAES, não conseguimos perceber para além disso uma interação para novas representações perspectivas acerca do SINAES.