HETERONORMATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: RESISTÊNCIAS E ENFRENTAMENTOS DE ESTUDANTES LGBTQIA+
Heteronormatividade. Educação. Homofobia. LGBTQIA+fobia Estudante LGBTQIA+
A presente pesquisa apresenta uma reflexão acerca da heteronormatividade no contextoescolar, historicamente marcada por padronizações da ordem heterossexual conservada e reproduzida nas instituições educacionais, buscando analisar as práxis de resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+ com reportes teóricos que discorrem sobrecolonialidade do Ser e do Poder e a decolonialidade, as quais propiciaram discutir a escola como ambiente institucional que corrobora com modelos hegemônicos de gênero e sexualidade e os impactos gerados em sujeitos estudantes não heteronormativos. O problema da pesquisa é “de que maneira a heteronormatividade, no contexto escolar, afeta as vivências socioeducacionais de estudantes LGBTQIA+?”. O objetivo geral consiste em “compreender de que maneira a heteronormatividade, no contexto escolar, afeta as vivências socioeducacionais de estudantes LGBTQIA+”, e os objetivos específicos são a)discutir os processos de opressão heteronormativa e os desdobramentos de dominação e subalternização de sujeitos LGBTQIA+; b) identificar como se mantem e reproduz heteronormatividade no contexto escolar que afetam as vivências de estudantes LGBTQIA+; c) analisar processos de resistências, enfrentamentos e desconstruções por parte de estudantes LGBTQIA+, refletindo se os mesmos reconhecem os espaços que ocupam na escola, assumindo um lugar de protagonismo. Metodologicamente, essa pesquisa se respalda no método dialético materialista, com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada com roteiro de questionários online estruturado e entrevistas semiestruturadas online, e a análise do discurso utilizado como tratamento de dados. Com efeito, compreendemos que o contexto escolar heteronormativo permanece arraigado a uma perspectiva colonial que silencia e inviabiliza as problemáticas que giram em torno da subalternização de estudantes LBGTQIA+ no processo socioeducativo, e que se faz urgente e necessário discutir e visibilizar identidades não heteronormativas no âmbito escolar. Além de identificar violações que afetam o direito de ser de estudantes destoantes das normas de gênero e sexualidade, sujeitos os quaisvêm construindo mecanismos de desconstruções da ordem heteronormativa através de manifestações discursivas, performances visuais, grupos de apoio e debates.