MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DA TRAJETÓRIA SOCIOEDUCACIONAL DE PROFESSORAS NEGRAS DA VILA DE MAZAGÃO VELHO-AP
Educação.Mulher negra. Trajetória socioeducacional. Mazagão Velho-AP.
A presente pesquisa consiste numa reflexão acerca da trajetória socioeducacional de professoras negras na vila de Mazagão Velho-AP. As análises a partir da perspectiva decolonial nos permite compreender as percepções dessas mulheres negras inseridas nos espaços sociais, seja na família, na escola, no trabalho e de que forma as experiências pessoais marcaram, marcam e demarcam sua presença nesses espaços. Como escolhas metodológicas optou-se, como método, o Estudo de Caso, através de uma pesquisa Narrativa que oportuniza maior proximidade na compreensão da interação existente entre o narrador e o contexto social, com o uso de abordagem Qualitativa a partir de Pesquisa de Campo realizada através de Entrevista Semiestruturada e Observação Direta, com sete professoras moradoras da vila de Mazagão Velho-AP, Locus da pesquisa. Os dados coletados foram tratados através da Análise do Discurso que nos permite entender, através da linguagem, a interação entre as entrevistadas e o mundo em que estão inseridas, mostrando que as trajetórias de nossas entrevistadas trazem, algumas, as marcas da colonização que permanecem firmes, mascaradas pelo colonialismo, mas que são diária e arduamente combatidas através da luta e resistência contra as diversas formas de preconceito e discriminação racial e de gênero em face da mulher negra. Deste modo, esperamos contribuir com as discussões e produções acadêmicas que difundam estudos voltados para mulher negra, especialmente no estado do Amapá, como forma de propagação e valorização dos debates de gênero, identidade, raça, diversidade étnica que confrontam as práticas racistas e preconceituosas ainda presentes na sociedade brasileira.
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