Educação Ambiental e sustentabilidade territorial: uma análise da construção do Protocolo Comunitário no território do Beira Amazonas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROTOCOLO COMUNITÁRIO
O presente estudo pretende compreender como a construção do protocolo comunitário favorece a educação ambiental não formal no processo de sua elaboração do Protocolo Comunitário do Beira Amazonas no Município de Itaubal do Piririm. analisar as potencialidades e os limites do processo de construção do Protocolo Comunitário(PC) e a relação com as comunidades e objetivos específicos: compreender os fundamentos teóricos e epistemológicos da educação ambiental na perspectiva da sustentabilidade territorial; descrever o território das comunidades que estão inseridas no ProtocoloComunitário do Beira Amazonas; analisar a aplicação da metodologia utilizada no processo de elaboração do Protocolo Comunitário; identificar os saberes dos participantes que estão relacionados a educação ambiental no percurso da construção do protocolo comunitário. Para desenvolvimento da pesquisa será utilizada uma abordagem qualitativa, como método o estudo de caso, observação direta dos eventos realizados, sendo que no último encontro do protocolo realizarse-á um grupo focal com os sujeitos que participaram do processo de construção do protocolo comunitário. Como suporte teórico nos seguintes autores: LOUREIRO, LEFF, GEERTZ, BECKER. e outros.