DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LUDICIDADE NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS NA BRINQUEDOTECA DAS UNIDADES HOSPITALARES: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES E TESES, DEFENDIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Classe hospitalar. Educação. Lúdico.
É possível reconhecer que crianças/adolescentes, em espaços não escolares como o ambiente hospitalar, podem realizar diversas atividades independente de sua enfermidade como as ações educativas mediante a utlização da ludicidade. O presente trabalho tem como objetivo central de identificar os desafios e possibilidades que os profissionais da brinquedoteca enfrentam para realizar atividades lúdicas no ambiente pedagógico hospitalar nas dissertações e teses do banco de dados da CAPES, no espaço temporal entre os anos de 2009 a 2019 no formato de dissertação de mestrado e tese de doutorado. Como escolha metodológica optou-se por uma revisão bibliográfica, que combina aspectos quantitativos e qualitativos de análise. Os dados serão tratados através de análise de conteúdo, e a preferência da técnica de análise de conteúdo se pautou na possibilidade de realização de inferências e um leque de apetrechos que permitirá uma transição da descrição a interpretação dos dados coletados. Desta forma, evidenciando as categorias que emergem dos conteúdos das dissertações e teses, foram analisadas as seguintes categorias: a) ludicidade e unidades hospitalares; b) o profissional da educação na unidade hospitalar e; c) prática pedagógica na brinquedoteca hospitalar. Os resultados encontrados indicam que 3 (três) estudos abordam as atividades lúdicas na brinquedoteca das unidades hospitalares sobre o papel do jogo como atividade lúdica de elemento mediador no processo de aprendizagem na brinquedoteca da classe hospitalar. Em relação à ação educativa através da ludicidade na brinquedoteca das unidades hospitalares 2 (dois) estudos apontam para a relevanciancia da ludoterapia e da brinquedoteca no peocesso educacional. E quanto os desafios da ludicidade na prática pedagógica na brinquedoteca identificou-se 3 (três) estudos enfatizam abordagens sobre as estratégias para superar os desafios enfrentados pelos professores na realização de sua prática pedagógica com alunos enfermos. Deste modo, espera-se contribuir para a produção de conhecimentos para a utilização de prática pedagógica nas unidades pediátricas hospitalares, no que concerne o emprego do lúdico nesses ambientes, não apenas para realização de atividades didático-pedagógicas, mas que tragam uma melhoria no quadro clínico da criança/adolescente enfermo e, para a produção de pesquisas na área da pedagogia hospitalar que venham a estimular o estado a desenvolver políticas públicas para que, futuramente, surtam efeitos na implantação e implementação de classes hospitalares nas unidades hospitalares pediátricas.