DO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL: efeitos da migração compulsória das práticas pedagógicas no contexto da pandemia de COVID-19 em Macapá/AP
Ensino Remoto, Cultura Digital, Prática Pedagógica
A presente pesquisa visa avaliar os efeitos da migração compulsória das práticas pedagógicas no contexto da pandemia de COVID-19 em Macapá/AP, na perspectiva dos docentes. O cenário pandêmico catalisou as relações entre tecnologia, educação e práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar. Esse cenário leva a cabo a necessidade de responder a seguinte questão norteadora para a pesquisa: Quais foram os efeitos da migração compulsória das práticas pedagógicas, de presencial para virtual, realizada durante o período da pandemia de COVID-19, no processo de ensino-aprendizagem, na Educação Básica, na perspectiva dos docentes da rede municipal de ensino de Macapá/AP? A busca para solução da questão norteadora irá se valer do arcabouço teórico do compêndio freireano, especialmente no que concerne a relação de educação e tecnologia, e será discutido ainda à luz de autores como João Mattar, Vani Moreira Kenski e José Manuel Moran para o alcance do objetivo geral determinado que é analisar, na perspectiva dos docentes da rede municipal de ensino de Macapá/AP, os efeitos da migração compulsória das práticas pedagógicas realizadas antes de forma presencial para o ambiente virtualizado por meio do ensino remoto emergencial. O caminho metodológico escolhido se deu a partir de Gil (2019), na ideia de descrever a transposição do presencial para o virtual nas práticas pedagógicas num espaço em que se dê a voz e o protagonismo para os docentes da rede municipal de ensino de Macapá/AP, como sujeitos deste estudo de caso, de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, que se baliza no Materialismo Histórico Dialético (MHD) enquanto método, e na interação direta com os sujeitos da pesquisa por meio de questionário online estruturado com questões objetivas e discursivas que serão tabuladas por meio de gráficos e nuvem de palavras mineradas por meio do programa Orange® , posteriormente combinados com a entrevista aberta a ser realizada após à aplicação do questionário para que seja possível efetuar, a partir das contribuições de Bardin (2011), a análise de conteúdo das informações coletadas junto aos sujeitos da pesquisa e enfim determinar, no caso concreto, os efeitos da migração compulsória das práticas pedagógicas do ambiente presencial para o ambiente virtual na rede municipal de educação de Macapá/AP, a partir de cenários colocados pelos próprios docentes da rede em questão