PEDAGOGIA DECOLONIAL E ARTE EDUCAÇÃO: transgressões e enfrentamento da LGBTfobia na educação
Decolonialidade; Pedagogia Decolonial; Arte Educação; LGBTfobia.
O presente texto de qualificação apresenta os aspectos téoricos e metodológicos definidos para a dissertação. A Pedagogia Decolonial se apresenta como uma possibilidade rebelde e revolucionária para a superação das marcas coloniais presentes nos aspctos sociais, políticos, pedagógicos, epistemológicos, ontológicos e históricos. Portanto, alinhados a Decolonialidade e a Arte Educação, buscaremos compreender quais as possibilidades pedagógicas, alinhadas a decolonialidade, que podem ser visualizadas na arte educação de forma a ocasionar enfrentamentos à LGBTfobia. Assim, temos como objetivo geral identificar, a partir de arte educadores da rede estadual de ensino do Amapá, possiblidades pedagógicas que ocasionam o enfrentamento à LGBTfobia. Na perspectiva teórica da dissertação abordamos a seguinte base teórica: a Decolonialidade conforme Quijano (2005; 2009), Mignolo (2008; 2014), Grosfoguel (2012), Santos (2009) e Fanon (1968; 2008). Os apontamentos da Pedagogia Decolonial, a partir de Walsh (2009; 2013; 2017; 2019), Mota Neto (2015); Freire (1967; 1987), hooks (2017) e McLaren (2000). Arte Educação junto das reflexões de Moura (2018; 2019) Barbosa (2005), Subtil (2009), Nascimento (2005) e Nascimento (2017). E, por fim, os apontamentos sobre LGBTfobia como sendo uma marca da colonização, a partir de Curiel (2013) e Lugones (2008). Apresentamos nesse texto de qualificação a seção introdutória junto da indicação metodológica que guia essa pesquisa e uma seção onde apontamos os presupostos teóricos que sustentam a presente investigação e também como pretendemos estruturar a seção de apresentação e interpretação dos dados que será construída para a versão final da dissertação. A abordagem qualitativa (SEVERINO, 2007; CHIZZOTTI, 2007; TRIVIÑOS, 1987; DENZIN E LINCOLN, 2006) foi escolhida como aparato metodológico dessa investigação, que possui como técnica de coleta de dados, questionários e entrevistas (FLICK, 2009; MARCONI e LAKATOS, 2002; GIL, 2008) que ocorrerão de maneira virtual. Sustentaremos a análise dos dados através da Hermenêutica-Dialética (MINAYO, 1992). Por se tratar de um texto de qualificação os dados ainda não foram coletados do modo que serão apresentados no texto final da dissertação. Desse modo, para o texto final apresentaremos a seção introdutória junto com a subseção de análise, a seção teórica onde apresentamos as bases teóricas, a seção de apontamentos práticos onde faremos a organização, apresentação e interpretação dos dados, e por fim, as considerações finais, onde apresentaremos se os objetivos da pesquisa foram alcançados bem como novos apontamentos investigativos remanescentes da pesquisa.