REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE: Narrativas de Professores/ Formadores do PROBNCC/AP
Referencial Curricular Amapaense. Currículo. Professores Formadores PROBNCC/AP.
A presente dissertação configura-se como uma pesquisa básica na área da educação e problematiza a materialização da BNCC na Amazônia Amapaense a partir do Referencial Curricular Amapaense. Neste sentido, tem como objeto de estudo o processo de elaboração e implementação do Referencial Curricular Amapaense a partir das narrativas dos professores formadores do PROBNCC/AP. Levantemos a seguinte questão problema: Como os formadores do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC) compreendem o processo de construção e implementação do Referencial Curricular Amapaense (RCA) nas escolas amapaenses? Neste sentido, seu objetivo geral é: analisar o processo de construção e implementação do RCA a partir das percepções dos professores formadores do PROBNCC/AP. Em viés metodológicos trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico de abordagem qualitativa. Como meio de apreensão de dados faz-se uso da observação e da entrevista narrativas. Os dados foram analisados a partir da Análise do Discurso (AD) tendo como teoria geral do conhecimento o Materialismo Histórico dialético de Karl Marx. Os resultados evidenciam que educação como direito social é incompatível com o desenvolvimento de competências e que essa questão é uma das maiores contradições nesse processo pois, ao mesmo tempo em que os professores formadores defendem a educação como direito social, acreditam que isso poderá ser alcançado por meio do desenvolvimento de competências que se volta para o reforço dos privilégios de classe e promove exclusão social.