LIDERANÇAS INDÍGENAS NO NORTE AMAZÔNICO: VOZES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Educação Indígena. Lideranças. Formação. Amapá
Nos últimos anos o movimento indígena tem participado de maneira ativa do cenário político nacional. Muito dessa atuação se deve a iniciativa e engajamento das suas lideranças políticas e comunitárias. Assim, diante do importante papel desempenhado pelas lideranças indígenas, essa pesquisa questiona como elas e eles, líderes, constituíram-se e quais processos educacionais foram decisivos para sua atuação. Nesse contexto ganha destaque a educação indígena, na medida em que engloba tanto a educação realizada no seio da comunidade, quanto a educação escolar formal. O presente trabalho busca compreender o processo de formação dessas lideranças e analisar quais modalidades foram decisivas para desenvolver o perfil de representação étnica e maior participação política. Nosso objetivo geral é identificar os processos educacionais envolvidos na formação das lideranças indígenas e analisar as contribuições das experiências, dos saberes, escolares e não escolares, para a formação de indígenas que exerçam o papel de porta voz da coletividade. Sob a perspectiva metodológica será desenvolvida uma pesquisa narrativa por meio de entrevistas semi estruturadas. Esperamos que o conhecimento produzido por este estudo possa contribuir para a ampliação do conhecimento acerca da história formativa das representações indígenas, valorizando as modalidades educacionais, sejam elas formais, informais ou não formais.