INFANCIAS LIBRES: Pensarla igualdad de género y la diversidad sexual en el contexto escolar a partir de la niñez, en la ciudad de Macapá, Amapá, Brasil.
Igualdade de Gênero; Diversidade Sexual; Escola.
O presente texto de qualificação apresenta os aspectos metodólogicos e teóricos que foram definidos para a dissertação. O tema da pesquisa é a abordagem da igualdade de gênero e a diversidade sexual no contexto escolar. O problema da investigação é: Qual será o impacto gerado pelas oficinas recreativas que trabalharam sobre o conceito de igualdade de gênero e diversidade sexual? A investigação tem como objetivo geral de analisar o impacto das oficinas lúdicas-recreativas, que trabalharam o conceito de igualdade de gênero e diversidade sexual, no contexto escolar. Como objetivos específicos objetivamos: a) Discutir os componentes teóricos que fazem referência aos conceitos de igualdade de gênero e diversidade sexual; b) Analisar as interiorizações que os sujeitos da educação (as crianças) fazem sobre o conceito de igualdade de gênero e diversidade sexual nas oficinas que a serem geradas; e c) Identificar as intervenções que as crianças fazem sobre os patrões de gênero que provierem do adultocentrismo. A perspectiva teórica tem como foco Judith Butler (2007; 2018), para discutir o gênero, e Louro (2000; 2003; 2004; 2008) com o objetivo de discutir gênero na escola. A metodologia da pesquisa é qualitativa, tendo como referência o método do materialismo histórico-dialético. O instrumento de coleta de dados foram dois grupos de discussão, e observação simples para as oficinas recreativas. O método de analises é a hermenêutica filosófica, a mesma tem em conta a subjetividade do objeto, e a objetividade do sujeito. Este texto de qualificação está dividido em quatro partes entre memorial, introdução, seção teórica e indicativo das demais seções da dissertação.