TRABALHO DOCENTE NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO AMAPAENSE (2016-2019)
Trabalho Docente. Ensino Médio. Educação em Tempo Integral.
O objetivo deste estudo consiste em analisar as Condições de Trabalho Docente no contexto da Reforma do Ensino Médio na Educação Amapaense a partir da Lei 13.415/2017. Particularmente elegemos como categorias centrais a precarização, intensificação e condições de trabalho. Os fundamentos teórico-metodológicos desta investigação estão pautados no Materialismo Histórico-Dialético dos postulados de Marx, tendo como principais categorias de análise: historicidade, mediação, totalidade e a contradição. Seguindo as etapas metodológicas, o estudo de domínio da pesquisa social, direcionou-se a uma pesquisa de campo de natureza exploratória, dividida em cinco etapas: 1) levantamento e estudo bibliográfico; 2) coleta e análise documental; 3) aplicação do questionário aos docentes; 4) entrevistas aos docentes selecionados a partir das respostas dos questionários. 5) análise dos dados coletados. Os resultados indicam mudanças e implicações significativas que recaíram ao trabalho docente de forma geradora de diversos problemas. Concluímos que, o processo de implementação do novo Ensino Médio sem um debate democrático, implica para o trabalho docente em precarização, intensificação e insatisfação profissional.