INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Política educacional. Educação Superior. Internacionalização. Concepções epistemológicas.
Esta dissertação tratou de investigação a partir de teses e dissertações brasileiras produzidas em Programas de Pós-graduação em Educação (PPGED) na região Norte, sobre a internacionalização da Educação Superior. De natureza qualitativa, a pesquisa realizou-se do método Estado da Arte, visto que pretendeu evidenciar as concepções em voga sobre a internacionalização nas teses e dissertações no sítio do Catálogo da Capes. Deste modo, a pesquisa partiu da seguinte questão problema: Qual a relação existente entre as concepções de internacionalização da Educação Superior, expressas nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação da região Norte do Brasil, e a definição da educação enquanto um bem público? O objetivo geral pretendeu analisar, nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação da região norte do Brasil, a relação existente entre as concepções de internacionalização da Educação Superior e a definição da educação enquanto um bem público. Os objetivos específicos, pretenderam: Identificar quais teses e dissertações sobre internacionalização foram produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da região Norte, ente os anos de 1987 e 2018; mapear as concepções adotadas nas teses e dissertações sobre internacionalização, produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação da região Norte, entre os anos de 1987 e 2018; e, analisar as concepções sobre internacionalização, encontradas nas teses e dissertações dos Programas de Pós-graduação em Educação da região Norte, estabelecendo uma relação de identidade com os processos de mundialização do capital e contrarreforma do estado no Brasil. Dentre os procedimentos previstos, foram realizadas sínteses preliminares para selecionar as publicações pertinentes ao tema que foi investigado. Posteriormente, ocorreu a elaboração de sínteses a partir do corpus – composto pelas seções referentes à internacionalização, que permitiram identificar e mapear as concepções, por meio da utilização da técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados, a amostra se caracterizou pela totalidade de quatro estudos pertencentes ao mesmo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Foi constatado que estas publicações trazem concepções que indicam uma perspectiva contra-hegemônica, onde abordam concepções críticas, de cunho decolonialistas.Contatou-se ainda a inópia de publicações sobre internacionalização da Educação Superior no período determinado, assim como a necessidade de ações de resistência contra concepções que visem à utilização do conhecimento de modo revés às adotadas pela Sociedade do Conhecimento e pela Teoria do Capital Humano.