ENTRE GANGORRAS E CIRANDAS: o lugar da dimensão lúdica na educação infantil
Educação Infantil; Ludicidade;Práticas Pedagógicas.
Este estudo analisa a dimensão lúdica na Educação Infantil a partirdo pressuposto que as relações estabelecidas no campo social, são marcadas pelo dinamismo e contradições. Busca-se investigar: Em que medida o lugar ocupado pela dimensão lúdica, especialmente o brincar, está vinculado com práticas pedagógicasparticipativas? Objetiva-se compreender a relação entre o lugar ocupado pela dimensão lúdica na Educação Infantil e as práticas pedagógicas que reconhecem e valorizam a criança como sujeito participante e construtor de seu conhecimento. Por locus de pesquisa, tem-se uma EMEI localizada em área urbana periférica do Município de Macapá/AP. A metodologia utilizada se fundamenta na abordagem qualitativa, ancorada no método Estudo de Caso, tendo como principais técnicas e instrumentos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada e o grupo focal com as professoras; as rodas de conversa com as crianças e a observação participante nos contextos de cada professora com suas crianças. Utilizou-se no tratamento dos dados, os princípios presentes na Hermenêutica-Dialética, no sentido de fundamentar a compreensão da linguagem e das práticas empíricas, bem como os conflitos e contradições presentes na realidade onde a ludicidade e a criança se encontram sob o viés da institucionalização e das práticas pedagógicas. Os resultados demonstram que o lugar ocupado pela dimensão lúdica encontra-se claramente definido nos documentos oficiais e no discurso pedagógico, mas mantem-se incompreendido e inferiorizado no contexto educacional, muito por causa da burocratização e pedagogização docente e das exigências sociais que enaltecem práticas transmissivas e desqualificam práticas fundadas na participação e no reconhecimento da criança como sujeito histórico e cultural, pois estas não representam a lógica da sociedade capitalista.