AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MACAPAENSE.
Política Educacional. Trabalho docente. Atendimento Educacional Especializado. Condições de trabalho.
O objetivo central deste estudo é analisar as condições de trabalho docente no atendimento educacional especializado das escolas públicas macapaenses. Para tanto, discutimos sobre a categoria trabalho nos dois sentidos: primeiro, no sentido ontológico como fundante do ser social através do qual o homem transforma a natureza para satisfazer suas necessidades; segundo, como trabalho alienado, o qual o produto do trabalho se aparta do produtor, estando inserido na lógica do capital. Desse modo, o trabalho docente faz parte da totalidade do trabalho de produção social, caracterizado por ser trabalho imaterial e responsável por ensinar e qualificar os indivíduos para o mundo do trabalho, logo, está vinculado organicamente nas relações conjunturais sociais e, por isso, sofre as implicações. Destacamos as reformas e contrarreforma do Estado e Educação e como essas mudanças ocasionadas pela reestruturação produtiva impactaram nas políticas educacionais e no trabalho docente, mais especificamente nas condições de trabalho. Adotamos o método materialismo histórico dialético para compreendermos o mecanismo estrutural da sociedade capitalista, apreendendo os fenômenos para além da aparência, buscando o problema na raiz, ou seja, capturar a essência do fenômeno no espaço e tempo histórico. Para dar conta do objeto selecionamos como categorias do método a totalidade, a mediação e a contradição; e como categorias analíticas a precarização, a polivalência e a intensificação. Iremos utilizar como técnica de coleta de dados as entrevistas com os docentes do AEE, a análise dos documentos legais da educação especial e dados estatísticos do censo escolar da educação especial na educação básica. Os dados serão analisados com base nos postulados bakhtinianos da Análise do Discurso.