A LEITURA COMO POLÍTICA PÚBLICA: LINHAS E ENTRELINHAS DA DEMOCRATIZAÇÃO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA - PNLL (2003-2018)
PNLL. Política de Leitura. Democratização. Brasil.
O presente estudo trata da leitura como política pública e tem como pano de fundo o Plano Nacional do Livro e Leitura-PNLL. Assim, visa aanalisar a concepção de democratização do acesso à leitura presente no PNLL no contexto do Estado Capitalista.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, embasada, principalmente, nos estudos de Bianchetti (1996), Soares (2004), Kleiman (2004), Freire (2005), Bakhtin (2006), Coraggio (1996), Antunes (2018), (2006, 2017, 2018), Evangelista (2009), Shiroma, Campos e Garcia (2005) dentre outros, analisados à luz da análise abordagem do Ciclo de Políticas formulada por Stephen Ball que investiga o contexto de influência, o contexto da produção do texto e o contexto da prática.As principais fontes analisadas são documentos oficiais nacionais e de organismos internacionais: Lei nº 10.753 de 30 de outubro de 2003 (que institui a Política Nacional do Livro- PNL); Decreto nº 7.559 de 1º de setembro de 2011(que dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências); Caderno do PNLL (que apresenta as diretrizes da política pública); Guia de Elaboração e Implantação dos Planos Estadual e Municipal do Livro e Leitura; PNLL: textos e história; Cerlalc: uma história de livros e integração; Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. Sendo assim, consideraremos em nossa análise, além do contexto do texto (a sistematização textual da Política de Leitura), o contexto de influência (disputa entre grupos de interesses a respeito das finalidades dessa Política).