BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO: concepções de professores do Ensino Fundamental I
Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Concepções de professores.
Esta pesquisa focaliza a temática de políticas de currículo. Investiga-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações para a Educação Básica. Tem como objetivo geral analisar as concepções dos professores do Ensino Fundamental I sobre a Base Nacional Comum Curricular, considerando o projeto de Educação evocado por essa política de Estado. Pretende-se com os objetivos específicos:1) analisar a trajetória das políticas de currículo, o papel do Estado e a influência neoliberal na política educacional brasileira; 2) identificar os pressupostos ideológicos e a concepção de educação expressa na BNCC;3) compreenderos determinantes subjacentes às concepções dos professores do Ensino Fundamental sobre a BNCC e suas influências sobre o currículo da Educação Básica.Adotou-se como método da pesquisa o Materialismo HistóricoDialético, por compreender que as políticas de currículo não se efetivam de forma isolada e neutra, mas que que se relacionam com outras políticas e trazem um projeto de educação, de sociedade. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas, que tem como sujeitos professores do Ensino Fundamental I do município de Laranjal do Jari-AP. A análise dos dados será realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bakhtin.