POLÍTICAS EM AVALIAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVA QUE SUBJAZ NAS SISTEMÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA REGIÃO NORTE
Políticas de avaliação. Sistemas de Avaliação. Estado avaliador. Provinha Brasil, ANA.
O presente trabalho, intitulado “POLÍTICAS EM AVALIAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVA QUE SUBJAZ NAS SISTEMÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA REGIÃO NORTE”, aborda como temática as políticas de avaliação em larga escala voltadas para o ensino fundamental, em especial, Provinha Brasil e ANA a partir de uma concepção contra-hegemônica. Ao refletir sobre os sistemas de avaliação no contexto educacional brasileiro e internacional, vemos, historicamente, que as avaliações em larga escala têm influenciado nas políticas educacionais e no cotidiano das escolas. A avaliação se firma cada vez mais como elemento da regulação e da administração gerencial e competitiva do Estado-avaliador no Brasil, com uma história de mais de vinte anos. A necessidade de discutir sobre isso torna-se urgente. Na lógica apresentada organizou-se o seguinte problema de pesquisa: Em quais perspectivas as políticas em larga escala de avaliação no Brasil vêm sendo apresentadas no sistema educacional da região norte? Quais níveis de inserção e contribuição subjazem no conteúdo expresso dos documentos oficiais que promulgam a sistemática de avaliação dos sistemas educacionais dos 7 Estados da Região Norte (Amapá, Pará, Tocantins, Acre, Rondônia, Roraima e Manaus), bem como dos resultados aferidos? Trata-se de problematizar a atuação da política educacional em avaliação, a partir das circunstâncias específicas, históricas e econômicas da região Norte, recusando a simplificação daquilo que deve ser tomado em toda a sua real complexidade. O objetivo geral da pesquisa é analisar em quais perspectivas as políticas em larga escala de avaliação no Brasil vêm sendo apresentadas no sistema educacional da região Norte. Como objetivos específicos temos: a) identificar quais níveis de inserção e contribuição subjazem no conteúdo expresso dos documentos oficiais que promulgam a sistemática de avaliação dos sistemas educacionais dos 7 Estados da Região Norte (Amapá, Pará, Tocantins, Acre, Rondônia, Roraima e Manaus), bem como dos resultados aferidos para o Ensino Fundamental. b) mapear os marcos teóricos subjacentes nos documentos de avaliação, Provinha Brasil e ANA. A pesquisa é do tipo documental, na qual realizaremos um levantamento a partir dos Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias Estaduais de Educação e sítio do Inep para um mapeamento dos documentos oficiais sobre as sistemáticas de avaliação dos 7 Estados da região Norte. Além de analisar os documentos que regulamentam a implementação das avaliações em larga escala para o ensino fundamental dentro do contexto do Estado avaliador.