LEITURA E ESCRITA DA CRIANÇA NA ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS, À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
Alfabetização. Ensino da leitura e da escrita. Pedagogia histórico-Crítica. Psicologia Histórico-Cultural.
Este trabalho tem como objetivo geral investigar, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, as perspectivas educacionais predominantes nos documentos oficiais que orientam o ensino da leitura e da escrita na alfabetização, a fim de analisar o posicionamento do sistemaeducacional brasileiroquanto à instrumentalização do educando para a transformação da sociedade. Traz como pergunta:com vista à instrumentalização do educando em direção à transformação social, quais perspectivas educacionais predominam nos documentos oficiais para a alfabetização?A hipótese apresentada nesta pesquisa é que as perspectivas educacionais presentes nos documentos oficiaisfazem com que a escola caminhe a favor do capitalismo, trazendo determinaçõesque sugerem um ensino destituído de conteúdos primordiaispara essa fase de ensino. Fundamentada nos pressupostos epistemológicos do Materialismo Histórico-Dialético, alinhando-se a conceitos da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural e da Linguística, trata-se de uma pesquisa documental e tem como técnica de investigação a análise de conteúdo. Os documentos analisados foram: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Plano Nacional de Educação (PNE), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente nos pontos que abordam leitura e escrita. Os resultados preliminares evidenciam que, mesmo após diversas reformas educacionais, os documentos oficiais apresentam contradições entre seus objetivos e os conteúdos propostos, propondo um ensino que se baseia em concepções hegemônicas.