CULTURAS INFANTIS E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES CULTURAIS REGIONAIS DAS CRIANÇAS DA AMAZÔNIA AMAPAENSE
Documentação Pedagógica. Saberes Culturais. Culturas infantis. Amazônia Amapaense
A pesquisa discute a documentação pedagógica na Educação Infantil referente os registros sobre as culturas infantis que considera a pedagogia participativa no reconhecimento da criança enquanto sujeito ativo. Na perspectiva da pedagogia participativa, a documentação pedagógica possibilita a escuta e a participação das crianças em um contexto democrático de Educação Infantil, que as envolvem em processos de formação, aprendizagem participativa e de colaboração entre crianças e adultos (comunidade escolar e familiar), favorecendo o registro, o reconhecimento e a valorização das vozes, saberes, fazeres e das múltiplas culturas infantis. Assim, a pesquisa objetivaanalisar, por meio da documentação pedagógica, os saberes culturais regionais das crianças da Amazônia amapaense e sua relação com a construção da cultura infantil. Nesse sentido, investiga-secomo acontece a documentação pedagógica das crianças da Educação Infantil referente aos saberes culturais trabalhados no sentido de possibilitar a construção da cultura infantil? A metodologia fundamenta-se no paradigma qualitativa com uso da etnografia educacional realizada a partir de pesquisa de campo em um Centro de Educação Infantil (CEI) no Município de Santana, no estado do Amapá. Os sujeitos da pesquisa serão crianças de uma turma do segundo período (4 e 5 anos) e a professora. O tratamento dos dados será realizado por meio da Análise de Conteúdo, respeitando-se os devidos princípios éticos da pesquisa. Assim, espera-se contribuir para a valorização e o respeito às crianças, seus direitos à participação e escuta, aos seus saberes culturais e às suas culturas infantis, principalmente das crianças da Amazônia Amapaense.