INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES STRICTO SENSU NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Política educacional. Educação Superior. Internacionalização.Concepções epistemológicas.
Esta pesquisa realizauma investigaçãoa partir de dissertações e teses brasileiras produzidas em Programas de Pós-graduação em Educação na região Norte sobre internacionalização da Educação Superior.De natureza qualitativa, a pesquisa a ser realizada será de método Estado da Arte, visto que pretenderáevidenciar as concepções em voga sobre a internacionalização nas publicações stricto sensuem questão.Deste modo, a pesquisa partiu da seguinte questão: Quais as produções científicas, em nível stricto sensu, vêm sendo produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação na região Norte sobre internacionalização?Oobjetivogeral pretenderá analisar as produções científicas, em nível stricto sensu, que vêm sendo produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação na região Norte sobre internacionalização até o ano de 2018.Osobjetivos específicos, pretenderão: identificar quais as produções científicas, em nível stricto sensu, que vem sendo produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação na região Norte sobre internacionalização, até o ano de 2018, considerando os processos de globalização, mundialização e transnacionalização; e mapear as concepções adotadas nas produções científicas, em nível stricto sensu, que vem sendo produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação na região Norte sobre internacionalização, até o ano de 2018.A pesquisa será do tipo Estado da Arte das publicações stricto sensu de Programas de Pós-graduação em Educação na região Norte sobre internacionalização Educação Superior, no sítio do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Dentre os procedimentos previstos, serão realizadas sínteses preliminarespara selecionar as publicações pertinentes ao tema a ser investigado. Depois, elaboração de sínteses a partir do corpus – composto pelas seções referentes à internacionalização – que indiquem as concepções nas publicações selecionadas; que permitam identificar e mapear as concepções, por meio da utilização da técnica de Análise de Conteúdo.