IDENTIDADE DOCENTE: NARRATIVAS DE PROFESSORAS LÉSBICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Gênero, Sexualidade, Identidade, Educação, Lesbianidade.
Este estudo propõe tecer uma discussão acerca dos estudos de gênero e do percurso da sexualidade como construções históricas e sociais. Apontamos para compreensão da sexualidade, permeada de valores sociais contingentes. Indicamos o modo como a mulher foi colocada em uma posição de subalternidade a partir de discursos que legitimavam os corpos dos homens como sendo normais, plenos e saudáveis, em detrimento dos corpos das mulheres. Abalizamos os conceitos e reflexões sobre a homossexualidade, a orientação sexual e complexidade do processo de formação do sujeito político de mulheres lésbicas, sua atuação profissional docente frente às vivencias com a sexualidade e o enfrentando quanto às questões de gênero, dando ênfase a importância que todas ocupamos nos mais diversos espaços. O objetivo geral é de analisar a construção da identidade docente a partir nas narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá considerando as relações de poder nas negociações de gênero e sexualidade no campo da experiência profissional dessas professoras. A partir da problemática de compreender como a identidade docente de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá é construída levando em consideração as negociações de gênero e sexualidade como processos simbólicos, culturais e históricos que organizam a vida profissional dessas professoras? Metologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa, com método de abordagem fenomenológico, entrevistas narrativas para coleta de dados e será utilizada para analise e tratamento de dados, a sociologia compreensiva weberiana.