EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DESIGUALDADES REGIONAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO DOS PLANOS NACIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO (1975-2018)
Expansão da Pós-Graduação. Desigualdades Regionais. PNPG
Este estudo tem como objetivo central analisar, no contexto dos Planos Nacionais de Pós-Graduação, a expansão da Pós-Graduação stricto sensu brasileira e as desigualdades regionais, compreendendo os condicionantes históricos, sociais e econômicos para a instituição e manutenção das disparidades. Os objetivos específicos, que são desdobrados nas seções desta dissertação, propõem-se: compreender o processo histórico da desigualdade regional relacionada a educação no Brasil – com base na teoria do desenvolvimento desigual e combinado; refletir sobre os objetivos, metas e estratégias dos Planos Nacionais de Pós-Graduação concernentes a expansão e desigualdade regional na Pós-Graduação; analisar o que os dados assinalam sobre este cenário brasileiro de expansão e desigualdade regional na Pós-Graduação stricto sensu. Como método norteador desta pesquisa foi adotado o Materialismo Histórico-Dialético e suas categorias analíticas, por entender que os problemas da educação não devem ser compreendidos como fenômenos isolados, mas enquanto parte de uma totalidade de relações sociais que impulsionam o mundo a partir de sua produção material. Uma análise ampliada da sociedade capitalista pode propiciar a consciência de que a desigualdade na expansão da Pós-Graduação brasileira é parte de um movimento maior de uma sociedade orientada pelo capitalismo.