CURSOS DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ: FORMAÇÃO E INTERAÇÕES COM A LÓGICA DE MERCADO E O MUNDO DO TRABALHO
A presente dissertação teve como objetivo geral analisar a perspectiva formativa dos Cursos de Engenharias da UEAP (Produção, Pesca, Ambiental, Florestal e Química). Considerando os aportes teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético e Análise do Discurso de Bakhtin, apresenta como problema de pesquisa: em qual lógica se imprimem os projetos de formação nas Engenharias da referida IES? A pesquisa documental se debruçou nos instrumentos: Projetos Pedagógicos dos Cursos, Relatórios da Comissão Própria de Avaliação e Home Page da instituição. Os resultados apontam fortemente uma formação de engenheiros voltada para atenderem as demandas do mercado, formando-os para o empreendedorismo. Esse cenário revela uma educação superior com características fortemente imbricadas com o processo de globalização e com as determinações oriundas de organismos internacionais multilaterais.