EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA PROBLEMATIZAÇÃO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO IGARAPÉ DA FORTALEZA-AP
Meio ambiente. Questões socioambientais. Educação Ambiental Popular.
O Igarapé da Fortaleza-AP está situado na divisa entre os municípios de Macapá e Santana. O fato de ter parte de seu território localizado dentro de uma Área de Proteção Ambiental – a APA da Fazendinha – não evitou a antropização por moradores. Além disso, o local está sujeito a conflitos entre esferas de governo, sobretudo em relação à execução de políticas urbanas e socioambientais. A urbanização do local foi impulsionada, inicialmente, pelo advento de grandes empreendimentos privados para exploração de minério e madeira, induzindo um fluxo populacional que se instalou no local sem os padrões vigentes de urbanização e ordenamento territorial, sem infraestrutura adequada e em situação de risco iminente devido à ; degradação ambiental e vulnerabilidade social. Esse cenário, estimulou a busca pelo esclarecimento do seguinte problema: de que forma a educação ambiental popular, como possibilidade metodológica, pode contribuir para a problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza-AP? O objetivo geral da pesquisa é identificar de que forma a educação ambiental popular, como possibilidade metodológica, pode contribuir para a problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza-AP. A pesquisa será pautada nos métodos histórico e dialético, ancorada na abordagem qualitativa. As atividades executadas em campo serão inspiradas no Círculo de Cultura e o tratamento dos dados coletados será assentado na análise de conteúdo.