FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO NA CONTEMPORANEIDADE: tendência mercadológica versus concepção omnilateral.
Reestruturação produtiva. Educação Superior. Formação do Engenheiro. Formação mercadológica. Omnilateralidade.
A presente pesquisa possui como objeto de estudo a formação inicial do engenheiro e como tema o currículo nos cursos de Engenharia frente à perspectiva de formação omnilateral para a superação da tendência de formação mercadológica. Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar em que medida os Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia de uma IES Estadual, articulam-se ao imediatismo dos interesses mercadológicos instituídos no contexto da reestruturação produtiva do capital. Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo inspirado nos princípios do Materialismo histórico-dialético, de caráter exploratório, ancorado na abordagem qualitativa e que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Para a análise das informações obtidas é empregada a técnica da Análise Dialógica do Discurso (ADD) e as contribuições do pensamento bakhtiniano. As reflexões iniciais permitem constatar que o processo de reconfiguração da Educação Superior é regido pelo contexto da reestruturação produtiva, no qual prevalece a lógica econômica e a manutenção dos interesses do capital, cujo discurso falacioso da “democratização” do acesso ao ensino é embasado na expansão e consolidação privado-mercantil. Infere-se ainda que a formação do engenheiro também é atravessada por múltiplas determinações políticas e econômicas, subordinando-se as demandas do modo de produção vigente. No que concerne especificamente às Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas para os cursos de Engenharia, estas corroboram para a consolidação da hegemonia neoliberal, na medida em que promovem desenhos curriculares articulados com a sustentação da esfera produtiva capitalista, preconizando a valorização do conhecimento técnico e corroborando para a formação de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para adaptar-se a novas situações.