ACORDO BRASIL/ESTADOS UNIDOS (PDPI E ETA): AÇÕES PARA A MANUTENÇÃO DA HEGEMONIA ESTADUNIDENSE?
Acordo Bilateral. PDPI. ETA. Hegemonia estadunidense.
Esta pesquisa tem como tema os Acordos Bilaterais Brasil/Estados Unidos (EUA) no campo da Educação, apresentando o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) e o English Teaching Assistant (ETA), como estratégias para o fortalecimento da hegemonia norte-americana sobre o Brasil, cujo suporte é o ensino de Língua Inglesa. Nesse sentido, o problema indaga: De que maneira os Programas PDPI e ETA, aplicados ao ensino de Língua Inglesa na Educação Básica e Superior, decorrentes do Acordo de Cooperação Internacional celebrado entre Brasil e Estados Unidos, contribuem para a manutenção da hegemonia estadunidense na Educação brasileira? O objetivo geral do estudo é compreender de que forma os Programas PDPI e ETA, originários do Acordo de Cooperação Internacional Brasil/Estados Unidos, contribuem à manutenção da hegemonia estadunidense na Educação brasileira. Assim, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: contextualizar historicamente a relação diplomática Brasil/EUA e sua influência na política educacional brasileira; investigar a forma como o ensino de Língua Inglesa, calcado nos Programas PDPI e ETA, contribui à concretização da hegemonia dos EUA sobre o Brasil; analisar a percepção de docentes e coordenadores envolvidos nos Programas PDPI e ETA, acerca da proposta educacional empreendida pelos EUA, para o ensino de Língua Inglesa no Brasil. Os procedimentos metodológicos da pesquisa destacam-se por sua abordagem qualitativa, calcada no método Materialismo Histórico-Dialético (MHD) A metodologia articula pesquisa de campo com pesquisa documental. No que concerne ao estudo de campo, tem-se a coleta de dados junto aos sujeitos informantes por meio do Grupo Focal, constituído por 10 (dez) professores de Macapá que participaram de diferentes edições do PDPI; bem como Entrevista com a Coordenadora e a Vice Coordenadora do Programa ETA na Universidade Federal do Pará. Quanto à pesquisa documental ressalta-se constitui-se de análise de documentos relacionados aos citados Programas, tais como editais e relatórios da CAPES e, em especial, o Memorando de Entendimento sobre Educação, documento que originou tais Programas. O alicerce teórico pautou-se nos estudos de Antonio Gramsci (2001), Roberto Bianchetti (1997); André Martins e Lúcia Neves (2014); José Luiz Coraggio (2009); Rosa Maria Torres (2009); Maurício Tragtenberg (2012) e Michael Apple (2003; 2005; 2006), dentre outros. Quanto aos resultados, os dados preliminares indicam que a hegemonia estadunidense vem se estabelecendo também no campo educacional, sendo que os Programas PDPI e ETA contribuem para a perpetuação dos ideais de uma educação mercantilista. Conclui-se, portanto, que a Educação é instrumento de propagação de discursos hegemônicos que se estabelecem na relação Brasil/Estados Unidos.