TERRITÓRIOS FORMATIVOS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO - EFAC
Amazônia. Território Formativo. Saberes.
Percorrer o contexto das questões que envolvem os aspectos econômicos, políticos e sociais no que tange o território como espaço formativo, nos demanda compreender seu conceito para além das relações sociais, assim, este estudo vislumbra refletir acerca do território como espaço formativo no viés educacional, valorizando o conhecimento e os saberes comunitários. A pesquisa tem como lócus a EFAC (Escola Família Agroextrativista do Carvão), situada no Distrito do Carvão no município de Mazagão, estado do Amapá, onde podemos identificar a existência de saberesconstituídos nas vivências cotidianas e nas relações diretas entre homem e natureza. Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo Compreender os saberes dos educadores do campo sobre territórios formativose suas implicações no processo educativo da EFAC. Fundamenta-se esta pesquisa em um Estudo de Caso com abordagem do tipo qualitativa, o qual através de coletas de informações em campo realizadas por meio de observações diretas, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, constituírão as respostas que se busca alcançar com esta pesquisa, indicando portanto, a compreensão dos saberes dos educadores do campo sobre territórios formativos, além de situar as implicações existentes no processo formativo.