Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDO DO SOCORRO ALMEIDA NATIVIDADE

DISCENTE: ALDO DO SOCORRO ALMEIDA NATIVIDADE
DATA: 06/09/2024
LOCAL: BLOCO K, SALA 1

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIFAP: UM BALANÇO DA POLÍTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (2015/2022).

Assistência Estudantil; Unifap; Permanência Acadêmica.

A dissertação intitulada "Assistência Estudantil na Unifap: Um Balanço da Política nos Cursos de Graduação (2015/2022)" avalia a eficácia das políticas de assistência estudantil na Universidade Federal do Amapá (Unifap) entre 2015 e 2022, com foco na redução das taxas de evasão nos cursos de graduação. Fundada em 1990, a Unifap desempenha um papel crucial na educação superior da região amazônica, oferecendo uma variedade de cursos presenciais e a distância. A pesquisa explora como as bolsas e auxílios do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) têm influenciado a permanência dos alunos, considerando o contexto desafiador de escassez de recursos e cortes orçamentários. O estudo visa, em primeiro lugar, avaliar a eficácia dos programas de assistência estudantil da Unifap na redução da evasão e no suporte aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em segundo lugar, busca identificar quais programas têm sido mais eficazes e quais necessitam de melhorias, quantificando o impacto em termos de beneficiários e cursos. Além disso, a pesquisa examina as prioridades de investimento financeiro adotadas pela universidade e como estas estratégias contribuem para a permanência e sucesso acadêmico dos estudantes. A dissertação também analisa o impacto das políticas de assistência estudantil no contexto de crescente privatização e desafios financeiros enfrentados pela universidade. A análise orçamentária de 2022 revela uma concentração de recursos nas instituições mais antigas, enquanto a Unifap e outras universidades da Região Norte enfrentam desafios financeiros significativos. Comparando os orçamentos de 2015 e 2022, observa-se que, embora o orçamento das universidades da Região Norte tenha aumentado em 29,46%, instituições como a Unifap receberam um incremento de apenas 28,06%, refletindo uma alocação ainda limitada. Além disso, a dissertação contextualiza a política de assistência estudantil da Unifap dentro de um panorama histórico e social mais amplo, revisitando a evolução da assistência estudantil no Brasil desde suas origens elitistas até a inclusão de estudantes de baixa renda. A análise inclui uma revisão da literatura científica, destacando como o PNAES, consolidado em 2007, representou um avanço significativo na promoção da inclusão e suporte aos estudantes. Contudo, a implementação de políticas enfrenta desafios contínuos, como limitações orçamentárias e a necessidade de uma abordagem integrada para assegurar a eficácia dessas medidas. A pesquisa adota o materialismo histórico dialético como referencial teórico-metodológico para compreender as contradições internas e externas que afetam a assistência estudantil, utilizando a Análise de Conteúdo para interpretar documentos e identificar padrões. Em suma, a dissertação destaca a importância da assistência estudantil para a permanência e sucesso acadêmico dos alunos na Unifap, evidenciando a necessidade de investimentos mais equilibrados e políticas adaptadas às especificidades regionais para promover uma educação superior mais inclusiva e equitativa.

Presidente - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA - UFPA
Interno - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 16/08/2024 09:37