Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA DE ALMEIDA CAVALCANTE

DISCENTE: MARINA DE ALMEIDA CAVALCANTE
DATA: 10/05/2024
LOCAL: Bloco I, Sala I4

RESISTÊNCIAS E ENFRENTAMENTOS DA LGBTQIAP+FOBIA: percepções dos estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Amapá, campus Macapá

Educação; estresse de minorias; LGBTQIAP+fobia; adolescência.

O presente estudo parte da compreensão de que vivemos em uma sociedade marcada por processos históricos de opressão a determinados grupos, os denominados grupos minoritários. Dentre eles estão os LGBTQIAP+, cujas marcas de uma cultura que se estruturou e continua sendo estruturada por regras sociais cruéis e violentas, perpetuadas na hierarquização de valores socioculturais, onde a heterossexualidade encontra-se em posição superior às demais formas de sexualidade. A questão norteadora do estudo é: Como adolescentes LGBTQIAP+ do Instituto Federal do Amapá campus Macapá, percebem a LBGTQIAP+fobia e vivenciam processos de resistência e enfrentamento em suas experiências escolares? Objetiva-se compreender os processos de resistência e enfrentamento que os adolescentes da minoria LGBTQIAP+ vivenciam em suas experiências escolares no Instituto Federal do Amapá, campus Macapá e os seus desdobramentos nas formas de estresse de minorias. Os objetivos específicos são: Entender as discussões de norma, gênero e sexualidade considerando a cultura escolar; Compreender a heteronormatividade no ambiente escolar e a sua implicação no estresse vivenciado pelos adolescentes LGBTQIAP+, a partir da perspectiva teórica do estresse de minorias; Averiguar, a partir das narrativas dos adolescentes, as formas de estresse vivenciadas no ambiente escolar e como o processo influencia no convívio do contexto; e Identificar, a partir das narrativas dos adolescentes, as formas de enfrentamento e os mecanismos de resistência da LGBTQIAP+fobia no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa cuja abordagem será qualitativa. Quanto ao método, será o dialético e quanto à análise de dados, a pesquisa basear-se-á por meio da análise de conteúdo. A técnica da pesquisa será a realização de grupo focal. Lócus da pesquisa: Instituto Federal do Amapá, campus Macapá. Os colaboradores da pesquisa serão os adolescentes regularmente matriculados em um dos cursos técnicos na instituição federal de ensino, do campus Macapá. As etapas da pesquisa serão: 1) Levantamento bibliográfico; 2) Identificação dos possíveis colaboradores da pesquisa, através do questionário socioeconômico; 3) Contato com os possíveis colaboradores e com os seus pais e/ou responsáveis para explicação da pesquisa e respectiva anuência; 4) Análise documental, para averiguar se a instituição tem políticas de combate à LGBTQIAP+fobia; 5) Realização do grupo focal; 6) Análise dos dados obtidos a partir dos grupos focais e da análise documental. Todos os preceitos éticos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos serão obedecidos. Espera-se que essa pesquisa contribua positivamente com o movimento LGBTQIAP+ no sentido de dar mais vozes à essa população e que as políticas institucionais possam voltar-se para os grupos minoritários que tanto sofrem preconceito e podem adoecer mentalmente em função da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Interno - 2270396 - ALBERT ALAN DE SOUSA CORDEIRO
Presidente - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Externo à Instituição - LÚCIA ISABEL CONCEIÇÃO SILVA - UFPA
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 08:43