Banca de DEFESA: ALEANE DO SOCORRO DE SOUSA MENDES

DISCENTE: ALEANE DO SOCORRO DE SOUSA MENDES
DATA: 15/05/2023
LOCAL: Auditório CEPA

ENSINO DE HISTÓRIA EM AMBIENTES VIRTUAIS: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (2020-2021) EM MACAPÁ/AP

Ensino de História. Ensino Remoto. Tecnologia; TDIC. Estratégias pedagógicas

O presente trabalho é resultado da pesquisa realizada para elaboração de Dissertação. Foi desenvolvida no contexto pandêmico da COVID 19, em que, a migração do ensino presencial para os meios digitais encetou o seguinte problema: quais as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes do ensino de História em ambientes virtuais, no contexto do Ensino Remoto Emergencial em Macapá/AP? A razão da escolha do tema prática pedagógica no Ensino Remoto Emergencial, surgiu da necessidade de uma reflexão sobre avanços e desafios vislumbrados através das ações educativas promovidas pelos professores de História nos anos finais do Ensino Fundamental em cinco escolas estaduais, nos de 2020 e 2021, na cidade de Macapá. Diante disso, se buscou com o objetivo geral analisar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentesdo ensino de História em ambientes virtuais, no contexto do Ensino Remoto Emergencial em Macapá/AP, associado a três objetivos específicos: discutir sobre o avanço da tecnologia na educação contemporânea, em especial relacionado ao ensino de História; identificar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes, no ensino de História, durante o período do isolamento social; relacionar as estratégias utilizadas com o processo de ensino em ambientes virtuais. A hipótese levantada foi que as estratégias adotadas pelos professores do ensino de História de forma emergencial durante a pandemia da COVID 19 foram criadas repentinamente, sem a formação adequada desses docentes para que pudessem aprofundar seus conhecimentos e a reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem com as estratégias adotadas. Isto fez com que esses professores tivessem dificuldades tanto no ensino quanto em prover a aprendizagem de seus alunos. Além disto o ambiente virtual não atendia as necessidades para o acesso às plataformas digitais tanto de docentes quanto de alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de um estudo de caso sob investigação do Método Dialético, na perspectiva ensejar reflexões sobre educação, tecnologia e cultura digital em consonância as circunstâncias econômicas, políticas, socioculturais que engendram a realidade escolar e o fazer docente. Para tanto, realizou-se visitas in loco, houve aplicação de questionário semiestruturado à cinco professores de História da rede Estadual de ensino. O tratamento dos dados foi embasado na Análise de Conteúdo, originando três Categorias de análise e cada Categoria gerou duas subcategorias que pontuaram questões acerca das atividades pedagógicas não presenciais, domínio tecnológico, livros didáticos, recursos digitais e avaliação no processo, sob a perspectiva do contexto socioeconômico dos sujeitos da pesquisa. O estudo revelou as dificuldades de acesso as novas ferramentas de ensino em ambientes virtuais, lacunas na formação continuada dos docentes, obstáculos de acessibilidade a internet. Situação que vem sendo nutrida ao longo de décadas e que precisam ser ultrapassadas. Porém, mesmo com todos esses dilemas, as estratégias pedagógicas dos docentes se mostraram fundamentais para a manutenção da aprendizagem por meio do ensino Remoto Emergencial.

Interno - 1455204 - ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Presidente - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO