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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCILÉA SANTOS AYRES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCILÉA SANTOS AYRES DA SILVA
DATA: 05/11/2018
HORA: 09:00
LOCAL: BLOCO K, SALA K1
TÍTULO:

FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO NA CONTEMPORANEIDADE: tendência mercadológica versus concepção omnilateral.


PALAVRAS-CHAVES:

Reestruturação produtiva. Educação Superior. Formação do Engenheiro. Formação mercadológica. Omnilateralidade.

 


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa possui como objeto de estudo a formação inicial do engenheiro e como tema o currículo nos cursos de Engenharia frente à perspectiva de formação omnilateral para a superação da tendência de formação mercadológica. Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar em que medida os Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia de uma IES Estadual, articulam-se ao imediatismo dos interesses mercadológicos instituídos no contexto da reestruturação produtiva do capital. Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo inspirado nos princípios do Materialismo histórico-dialético, de caráter exploratório, ancorado na abordagem qualitativa e que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Para a análise das informações obtidas é empregada a técnica da Análise Dialógica do Discurso (ADD) e as contribuições do pensamento bakhtiniano. As reflexões iniciais permitem constatar que o processo de reconfiguração da Educação Superior é regido pelo contexto da reestruturação produtiva, no qual prevalece a lógica econômica e a manutenção dos interesses do capital, cujo discurso falacioso da “democratização” do acesso ao ensino é embasado na expansão e consolidação privado-mercantil. Infere-se ainda que a formação do engenheiro também é atravessada por múltiplas determinações políticas e econômicas, subordinando-se as demandas do modo de produção vigente. No que concerne especificamente às Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas para os cursos de Engenharia, estas corroboram para a consolidação da hegemonia neoliberal, na medida em que promovem desenhos curriculares articulados com a sustentação da esfera produtiva capitalista, preconizando a valorização do conhecimento técnico e corroborando para a formação de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para adaptar-se a novas situações.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - ARLETE MARIA MONTE CAMARGO - UFPA
Presidente - 2362341 - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Interno - 2010780 - ILMA DE ANDRADE BARLETA
Externo à Instituição - SALOMÃO ANTONIO MUFARREJ HAGE - UFPA
Notícia cadastrada em: 10/10/2018 17:43
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