Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI YANICK OLIVEIRA E SILVA

DISCENTE: YURI YANICK OLIVEIRA E SILVA
DATA: 31/05/2024
LOCAL: Bloco I, Sala I4

A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PAE) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP) PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCDs) (2018-2023)

Política de Assistência Estudantil. UEAP. Pessoas com deficiência.

Este estudo realiza uma análise da Política de Assistência Estudantil - PAE da Universidade do Estado do Amapá - UEAP no intervalo temporal compreendido entre 2018 e 2023. O escopo da pesquisa objetiva investigar as ações e orientações adotadas pela política de assistência estudantil para discentes com deficiência nesse período. Em relação aos objetivos específicos, pretende-se compreender o cenário sociopolítico e educacional que interferiu na adoção de políticas de assistência estudantil a partir de 1990; analisar a política de assistência estudantil da UEAP, especialmente a partir da atuação da Pró-Reitoria de Extensão; e analisar as ações, programas desenvolvidos, bem como o perfil socioeconômico dos estudantes com deficiência matriculados e que receberam auxílios da UEAP no período mencionado. Pretendeu-se analisar o período de 2018 a 2023, levando em consideração o aspecto da historicidade, na busca da totalidade da compreensão do fenômeno, no sentido de que a Política de Assistência Estudantil da UEAP é aprovada em 2021, sendo necessário analisar o antes e depois da implantação da mesma. A abordagem metodológica adotada surge a partir da seguinte indagação: de que maneira a Universidade do Estado do Amapá vem desenvolvendo ações da sua política de assistência para os estudantes com deficiência? Para responder ao problema, algumas questões norteadoras emergem, tais como: Como tem se configurada a política de assistência estudantil em âmbito nacional e que direcionamentos há para as PCD’s? Que especificidades a PAE da UEAP tem adotado para atender estudantes com deficiências? Quais ações são utilizadas para incluir os estudantes com deficiência e garantir a permanência desses estudantes?Parte-se da perspectiva de que a compreensão desse processo implica necessariamente considerar o contexto de crise estrutural do capital, período em que emergem os preceitos do neoliberalismo no âmbito político e a reestruturação produtiva no cenário econômico, acarretando a redefinição do papel do Estado e das políticas sociais, entre as quais destaca-se a Política de Assistência Estudantil. A metodologia adotada para a condução da pesquisa fundamenta-se no recorte teórico do Materialismo Histórico e Dialético. Para o desenvolvimento desta investigação, adotar-se-á a pesquisa de campo, conforme delineada por Gerhard e Silveira (2009), a partir de uma abordagem quantitativa – qualitativa (Minayo, 1994; Gamboa, 2012). Os instrumentos a serem utilizados para a coleta dos dados consistem-se em entrevistas semiestruturadas. As análises resultantes dessas entrevistas serão categorizadas de acordo com as respostas dos participantes, visando uma compreensão mais aprofundada das categorias de análise pré-definidas, como política institucional, assistência estudantil, permanência e inclusão. Além disso, realizou-se uma análise preliminar de relatórios de gestão, leis, decretos e dados estatísticos e orçamentários relacionados à temática. As estratégias de análise empregadas baseiam-se nas categorias da contradição, mediação e historicidade, conforme delineado pela abordagem do Materialismo Histórico-dialético. Os resultados parciais evidenciam que a Política de Assistência Estudantil - PAE da UEAP apresenta uma concepção limitada e focalizada aos estratos sociais em situação de vulnerabilidade social, em conformidade com a lógica nacional. Além disso,os recursos destinados à assistência estudantil têm experimentado oscilações ao longo do período analisado, e as medidas implementadas ainda revelam-se insuficientes para suprir a demanda existente.

Interno - 2176126 - ANTONIA COSTA ANDRADE
Externo à Instituição - KATIA PAULINO DOS SANTOS - UEAP
Presidente - 750.409.212-68 - VALERIA SILVA DE MORAES NOVAIS - UEAP
Notícia cadastrada em: 14/05/2024 09:41